Noticias
Vado Más Ki Ás: Novo EP “Rosas e Espinhos” disponível em todas as plataformas digitais
“Rosas e Espinhos” é o novo EP de Vado Más Ki Ás. Deste trabalho fazem parte os temas já lançados “Super Star” e “Amor Próprio”.
O que separa o Bairro 6 de Maio, na Amadora, de outros bairros em França, Inglaterra ou Estados Unidos? Pode responder-se a essa pergunta referindo distâncias geográficas ou culturais, pode falar-se em diferentes línguas e costumes. Mas, e se a pergunta fosse inversa? O que liga o Bairro 6 de Maio, na Amadora, a outros bairros em França, Inglaterra ou Estados Unidos? Aí, a resposta só poderia ser uma: Vado Más Ki Ás. É que o artista português, um dos actuais pilares da cena que eleva o crioulo a nova língua franca das nossas ruas, percebeu que mais do que os aviões que cruzam os céus é a sua música o verdadeiro transporte que lhe tem permitido voar sobre todas as fronteiras atrás descritas para se apresentar com crescente sucesso perante plateias esgotadas em todos esses países. Na bagagem leva sempre uma colecção de sucessos que são cantados com idêntico entusiasmo em qualquer lado. Temas como “Love” (que atingiu o galardão de Platina), “Controla” e “Pedrinha” (ambos galardão de Ouro), “Vida Louca” ou “Magia” somam milhões de visualizações e plays nas plataformas de streaming, ecoando um sucesso que é real e que só dá sinais de crescer. Porque este artista cujos caminhos, em palco ou em disco, já se cruzaram com os de Dino D’Santiago ou Djodje é um verdadeiro embaixador de um novo futuro.
E para ajudar a construir esse futuro, Vado Más Ki Ás prepara-se para suceder a “Processo”, o seu trabalho de 2021 que revelou o mega-êxito “Vida Louca”, com “Rosas e Espinhos”, um novo EP com sete temas em que explora temáticas de interesse pessoal, abordando o importante papel das mulheres na sua vida – um verdadeiro exemplo de força que o artista refere seguir com o coração nas mãos – e as questões da auto-superação, do tão importante amor próprio que Vado defende ser a mais perfeita receita para vencer na vida.
Sobre este novo trabalho, o rapper refere que é um retrato do momento que atravessa e do lugar que agora ocupa, uma espécie de marco num percurso de vida que continua a desenrolar-se: “falo daquilo que me inspira e que me afecta, do que me tenta derrubar, mas também do que me faz mais forte. É um disco para mim e para os meus, para as mulheres e para os irmãos que me inspiram”, explica.
Gravado no seu próprio estúdio – Vado está em permanente modo criativo e se não está em palco ou com a família, está a gravar novas ideias, “Rosas e Espinhos” conta com a preciosa ajuda do seu habitual colaborador na produção Dr. Delio, bem como de aliados do universo MKA como Bentzy, Katana ou Yeezyyuri. Juntos, Vado e os seus produtores, criaram um som que busca no afro-house, trap ou drill os mais modernos pulsares e os veículos perfeitos para transmitir as suas ideias para o mundo: “a vida não é um mar de rosas”, admite, “também está cheia de espinhos, mas isso não impede que eu não lute para me elevar a mim e aos meus”. Essa luta já tem banda sonora à altura: um trabalho carregado de força e amor, de cariz positivo e inspirador, com malhas que prometem bater nos phones e nos clubes, nos concertos e onde quer que alguém decida carregar no play. Seja no Bairro 6 de Maio ou em Nova Iorque, em Paris ou Londres: o efeito é sempre o mesmo – esta é a energia de que todos precisamos para colhermos as rosas sem nos picarmos nos espinhos.
BIOGRAFIA
Oriundo do Bairro 6 de Maio na Amadora, Vado sempre demonstrou aptidão para a poesia cantada, com letras sobre a crua realidade do bairro e histórias da sua vivência. O seu primeiro projecto transporta-nos até 2014, a que deu o nome de “Longa Caminhada”, seguido de “Lições de Vida” (2016) e “Percurso” (2018).
Em 2019 lança o primeiro álbum em nome próprio, “Vitórias e Privilégios” com concepção estética e design do artista plástico Vhils, de onde saiu o platinado single “Love”.
Com passagens por inúmeros palcos nacionais e internacionais, Vado é especialmente querido na diáspora e países de língua oficial portuguesa e é ainda autor do tema oficial do filme “Gabriel” de nome “Vai”, nomeado para os prémios SOPHIA, na categoria de melhor música original.
Lançou recentemente pela Sony Music o EP “Processo”, de 2021, onde se destacam os temas “Vida Louca”, “Tribunal” ou “Godzilla”, temas com grande aceitação junto do publico.