Noticias

MARUJA ATUAM NO FESTIVAL VODAFONE PAREDES DE COURA
Os Maruja regressam a Portugal esta semana para atuarem amanhã dia 14 de agosto na edição deste ano do festival VODAFONE PAREDES DE COURA. A banda atua no Palco BacanaPlay a partir da 1.50h.
A banda britânica anunciou também a data de lançamento do aguardado álbum de estreia ‘Pain to Power’, que deverá ser lançado pela Music For Nations a 12 de setembro. Gravado no Low Four Studio e produzido por Samuel W Jones, com quem a banda trabalhou em três dos seus EPs até hoje. A extraordinária coleção não só confirma o quarteto como uma força criativa da natureza, mas encontra uma banda profundamente emocional e empática, preocupada principalmente com o poder da comunidade, tanto no sentido nuclear, como uma unidade criativa unida, mas também como uma força mais ampla para a mudança social e política na idade do indivíduo.
O mais recente tema a ser retirado de “Pain To Power” é “Saoirse”. “
Saoirse significa liberdade, algo a que assistimos a ser violentamente negado ao povo da Palestina. Este é um cântico pela paz, uma manifestação de pesar e uma recusa em ficar anestesiado com o que estamos a ver. Genocídio. Fome causada pelo homem. Uma tentativa de apagamento de um povo. Tal como a oliveira, o povo palestiniano tem raízes profundas e resilientes. Eles resistiram a décadas de deslocamento forçado, ocupação militar, assentamentos ilegais e agora fome forçada. Desde a Nakba de 1948, onde mais de 700.000 palestinos foram expulsos de suas casas, a violência não parou. Temos de olhar para a sua força, estar ao seu lado e exigir mais aos governos que nos tornam cúmplices gastando os nossos impostos na facilitação de crimes de guerra.
Saoirse é sobre resistência e sobre as raízes que nos unem a todos. Não escolhemos onde nascemos, mas podemos escolher agir. São as nossas decisões que nos definem. Nos nossos concertos, ouvindo nossa música, vocês levantam-nos, os nossos corpos movem-se fisicamente através das multidões, as nossas mensagens amplificadas. Através da Saoirse pedimos-vos que aguentem mais do que nós.
Mantenham espaço na vossa mente para a Palestina. Levantem os punhos. Não desviem o olhar.
Liberdade para a Palestina.” – Maruja
‘Saoirse‘ é o notável novo single dos Maruja e o terceiro a ser revelado do aguardado álbum de estreia ‘Pain to Power’, com lançamento previsto para 12 de setembro pela Music For Nations. O tema chega quando a banda regressa de sua primeira digressão pela Ásia e é a continuação do BBC 6Music A-Listed ‘Look Down On Us’. Onde esse single foi um grito furioso contra o impacto do capitalismo em estágio avançado, “Saoirse” é um profundo apelo à compreensão e à unidade nos tempos divisivos e assustadores em que vivemos. O vídeo comovente para o single foi dirigido por Jake Thompson e Alex Orosa de Light In The Tower.
Inspirada numa banda desenhada de décadas – encontrada entre os pertences do avô irlandês do saxofonista Joe Carroll – que retrata um membro dos Black and Tans a embarcar num barco de Dublin para a Palestina, a canção fala do poder da unidade para combater a divisão com o mantra profundamente comovente do vocalista Harry Wilkinson: “São as nossas diferenças que nos tornam bonitos”.
Os Maruja são fundamentalmente sobre solidariedade, compaixão e o poder do conhecimento e da comunidade como uma força para a mudança social vital. “Saoirse“, com o seu sax transcendente, cordas e o vocal simples de Harry, chega ao cerne disto e pede ao ouvinte que reexamine a sua perspetiva. A capa de ‘Saoirse‘, como todo o projeto do álbum, é de Mikey Thomas, de Manchester. Em apoio a ‘Pain to Power’, Maruja embarca numa digressão ‘Pain to Power’, a partir de setembro.