Noticias
Dino D’Santiago lança nova versão de “Lá Fora” com participação de Djodje
Dino D’Santiago lança uma nova versão (e respetivo vídeo) do tema ‘Lá Fora’, que conta com a participação de Djodje e já se encontra disponível digitalmente.
A edição de ‘Lá Fora’ sucede à consagração do músico como ‘Melhor Intéprete’ na cerimónia de entrega dos Globos de Ouro deste ano, que teve lugar no Coliseu dos Recreios (Lisboa) no passado dia 2 de outubro, um dia depois do tema ‘Voei de Mim’ ter recebido a distinção de ‘Melhor Música Tradicional’ nos Cabo Verde Music Awards.
‘Lá Fora’ é uma expressão utilizada pelo povo Badiu, da ilha de Santiago (Cabo Verde), para definir as pessoas que são do interior da ilha, mais concretamente os que habitam nas zonas mais rurais. Diz-se também que esses camponeses costumam ser mais puros, pois as suas tradições e velhos hábitos são centenários. O movimento da Terra, que gira à volta do sol, continua a ser o relógio que guia as dinâmicas do dia a dia. A canção fala precisamente sobre esses hábitos antigos. Mesmo em situações como um simples cortejar de um homem da cidade moderna a uma camponesa, os costumes são sempre respeitados e levados à letra, até ao momento em que se pede a mão da mesma em casamento, a figura central e patriarcal das famílias é preponderante.
Mas na realidade, no meio rural a sociedade é muito mais matriarcal do que aparenta, pois a Mulher é sempre destacada e a personagem principal das várias histórias cantadas ou contadas, numa canção ou poema.
O artista continua a promover o seu mais recente e aclamado álbum de originais, ‘BADIU’ (outubro, 2021), que o tem levado em digressão um pouco por todo o país (e também para fora de Portugal). Mais recentemente, o músico e atual mentor do The Voice Portugal juntou-se ao produtor das Maurícias Ivann e, no passado mês de julho, lançou o tema ‘Mbappé – Afro Tropical’ (via RCA / Sony Music França), uma releitura do original de Ivann, ‘Afro Tropical’.
Atualmente, Dino D’Santiago é uma figura incontornável do panorama musical e cultural em Portugal, personificando o talento, trabalho, esforço, altruísmo, resiliência e superação. 2022 continua a ser um grande ano na carreira do músico, com este a esgotar salas como Coliseu dos Recreios e a contribuir com espetáculos intensos e memoráveis, em palcos como o NOS Alive, Meo Marés Vivas, entre muitos outros.