Skip to content

Noticias

Capitão Fausto

“A Invenção do Dia Claro” é editado a 15 de março!

Novo álbum dos Capitão Fausto “A Invenção do Dia Claro” é editado a 15 de março. Pré-venda e pré-reserva já disponíveis!

Não fiques de fora, faça já a tua compra ou pré-reserva nos links abaixo:

Apple e Spotify (streaming):
http://bit.ly/presavecp

iTunes:
https://apple.co/2DWQyHJ

Depois das gravações em São Paulo, multiplicaram-se os rumores. Dizia-se até que os Faustos já não conseguiam sair à rua sem bananas na cabeça. É mentira. Não há aqui batucadas exuberantes, nem acordes de bossa nova proibidos pela Convenção de Genebra. Os músicos paulistas convidados são gente recatada, dando só pequenos apontamentos de chorinho e samba, e pedindo logo desculpa pela inconveniência. Na sincopada “Sempre Bem”, o piscar de olho de Wallenstein a “Águas de Março” é tão discreto que o resto da banda nem sequer reparou. Afinal, o legado paulistano manifesta-se mais no travo quente e bem-disposto à Rita Lee do que na música propriamente dita.

A depressão dos Dias Contados chegou ao fim. Mais do que brasileiro, é um disco tropical. Os pozinhos ska e a citação de “Ghost Town”, levam-nos a suspeitar de uma escala em Kingston. As teclas, mesmo quando são tristes, sabem a Verão, como quem vai a um velório na praia e deixa cair o Calipo de morango no caixão. Uma inocência doo-wop irrompe de quando em vez, fazendo-nos acreditar, durante 3 minutos, que o mundo é um lugar descomplicado e feliz.

Até hoje, sempre se pensou que quem escrevesse baladas estupidamente bonitas iria ter sempre o mau gosto a vestir do Elton John. “Final” refuta este dogma, e o seu solo, de tão simples e elegante, devia ser exposto no museu do design. “Lentamente” tem um refrão tão contagiante que as autoridades de saúde já começaram a tomar precauções.

Os portugueses adoram apanhar os seus heróis em falso. Muitos apostaram que a queda seria agora, ao quarto disco. Perderam muito dinheiro”. Ricardo Romano

A história

A história de Tomás, Salvador, Francisco, Manuel e Domingos tem o seu primeiro capítulo em 2011, com “Gazela” – o álbum de estreia. Ali encontramos a urgência das canções juvenis, dos hinos pop que se cantam e sabem sempre a pouco.

Em 2014, “Pesar o Sol” chega aos escaparates. E é neste segundo álbum (muitas vezes o tudo ou nada de tantos artistas) que se impõem como uma das mais originais e criativas propostas do nosso país. Defendem-no ao vivo, com espectáculos memoráveis nos grandes e pequenos festivais, nos clubes, nos teatros, um pouco por todo o Portugal que os recebe e obriga a crescer. Como cresce exponencialmente a sua base de fãs, agora transformada em legião.

São as canções de “Capitão Fausto Têm os Dias Contados” que, em 2016, os levam a superar todas as expectativas. Pouco mais de 30 minutos de música e palavras, em modo pop recheado de primor e requinte, contam as estórias de vida de cada um dos elementos do colectivo, mas que são muito mais que isso, porque crescer é para todos.

2016 confirma que os Capitão Fausto são, finalmente, uma aposta segura. Uma aposta no bom gosto musical e na sensibilidade apurada. Uma aposta na criatividade e no fulgor de uma banda que parece imparável.

A Invenção do Dia Claro

“A Invenção do Dia Claro” será o quarto álbum de originais dos Capitão Fausto, com edição agendada para 15 de Março 2019.

Gravado nos Red Bull Studios São Paulo, por Rodrigo “Funai” Costa, assistido por Alejandra Luciani e Fernando Ianni, o novo registo foi produzido e misturado em Alvalade pela própria banda. A masterização esteve a cargo de Brian Lucey no Magic Garden Mastering, em Los Angeles. A capa é da responsabilidade de Vitor da Silva, ilustrador e designer gráfico responsável pela criação do grafismo de jornais notáveis como o “Expresso”, o “Tempo” e “Correio da Manhã”.

“Sempre Bem”, “Faço As Vontades” e “Amor, a nossa vida” mostram uma banda que renasce a cada disco, que se renova com o cuidado de quem quer construir uma carreira sólida, de uma forma aparentemente galopante mas sem o torpor do deslumbramento. Apaixonados por Cartola, samba e choro, foram ao Brasil apostados em reinventar-se.

2019 prepara-se para receber de braços abertos, o regresso de uma das bandas mais importantes da sua geração.   

As digressões

Foram recentemente reveladas as primeiras datas de uma extensa digressão de apresentação do novo álbum dos CAPITÃO FAUSTO, “A Invenção do Dia Claro”, que passará pela Casa da Música (Porto) no dia 4 de Abril, e pelo Capitólio (Lisboa) no dia 6 de Abril. 

Antecipando o lançamento do novo álbum, o grupo tem vindo a apresentar-se  ao vivo na tour de clubes “Até que enfim!”, que passará por sete cidades durante o mês de Fevereiro 2019, e onde os CAPITÃO FAUSTO têm vindo a apresentar pela primeira vez algumas das novas canções, antes de estas serem editadas.