Noticias
Mafalda Veiga com canção editada na Colômbia
A canção ‘Todas as coisas’, da autoria de Mafalda Veiga e que faz parte do seu disco ‘Praia’ (Sony Music, 2016), é editada na Colômbia, no próximo dia 25 de Julho em todas as plataformas digitais, numa adaptação para espanhol de Mónica Giraldo, cantora e compositora colombiana já nomeada para um Grammy Latino.
‘Todas las cosas’, em que a Mafalda também participa, é o primeiro single do novo disco de Mónica Giraldo, a editar brevemente.
Mafalda Veiga e Mónica Giraldo vão encontrar-se em direto, desde Lisboa e Bogotá, para a estreia ao vivo de ‘Todas Las Cosas’ que terá lugar numa sessão especial do ciclo ‘Canciones Fundamentales’, no canal de Youtube – live @MonicaGiraldo01, no próximo sábado, 25 de Julho, às 22:00 horas de Portugal (16:00 horas na Colômbia), contando com a participação dos poetas portugueses Filipa Leal e Pedro Rapoula.
A produção musical do tema esteve a cargo de Mauricio Pantoja e Mónica Giraldo e as gravações realizaram-se em estúdios caseiros durante os dias de confinamento. A voz de Mónica Giraldo foi gravada em Bogotá, nos Estúdios Triganá, por Andrés Peláez. A voz de Mafalda Veiga foi gravada em Lisboa por Nelson Carvalho, nos Estúdios Valentim de Carvalho. Num momento em que o futuro parece incerto e a Humanidade cada vez mais distante de si própria, Mafalda Veiga e Mónica Giraldo reúnem-se para conversar e cantar juntas, pela primeira vez, esta canção que convida a seguir caminho e que fala da imortalidade e do efémero, da ilusão da pertença, da passagem do tempo e das emoções que vivemos cada dia.
‘Conheci a Mónica Giraldo na Colômbia, quando ambas fomos convidadas para participar na Feira Internacional do Livro de Bogotá pela Embaixada de Portugal, através do seu conselheiro cultural, Pedro Rapoula. O Pedro tinha-me proposto fazer uma sessão de música e conversa
em conjunto com uma compositora colombiana com quem ele achava que eu teria muitas afinidades, pessoais e musicais. Não podia estar mais certo. Depois de, à distância de um oceano, trocarmos canções, discos e ideias, à chegada à Colômbia a Mónica recebeu-me na sua casa para ensaiarmos as músicas que iríamos tocar e a nossa sessão, na Feira do Livro, moderada pelo Pedro Rapoula, foi de tal maneira cúmplice e íntima que acabámos a cantar uma versão entre espanhol e português da maravilhosa canção alentejana Gotinha de Água, para um público caloroso e receptivo.
As línguas latinas são próximas e as sensibilidades também. O intercâmbio que podemos criar e construir é um mundo que tem tanto de novo como de um surpreendente regresso a ‘casa’. Foi uma notícia muito feliz para mim saber que a Mónica iria gravar uma adaptação sua da minha canção “Todas As Coisas”. Participei a cantar nesta versão desde Lisboa, nos Estúdios Valentim de Carvalho, onde o Nelson Carvalho usou para a minha voz o maravilhoso Neumann com que costumavam gravar o Carlos Paredes e que aparece na capa do seu mítico disco ‘Movimentos Perpétuos’. A canção, na adaptação produzida pela Mónica e pelo Mauricio Pantoja (com a maior parte dos instrumentos a serem gravados em casa por causa do confinamento, também na Colômbia), ganhou uma identidade nova e, pelo momento que estamos a viver mundialmente, um novo e mais premente sentido. Acho que não houve nada nesta história que não fosse especial, que não me desse prazer ou que não me deixasse memórias muito boas.
Obrigada, Mónica. Vamos a isto.’
Mafalda Veiga