Skip to content

Noticias

MFariaFoto96549

Manuel Faria estreia-se a solo com “Noites Acordadas”

Músico e compositor, Manuel Faria é um artista reconhecido e respeitado no panorama musical português. Desde há 5 anos, resolveu concretizar um sonho de sempre: lançar um álbum de piano que fosse uma viagem sobre a sua história, ou melhor, a banda sonora de uma vida. E nasce assim “Noites Acordadas”, o primeiro álbum a solo de Manuel Faria.

Nesta viagem, o artista contou com convidados muito especiais: Rui Veloso, Frankie Chavez, Wei-Kang Wang (Erhu – violino tradicional chinês).

“Where words fail, music speaks” 

Hans Christian Andersen

“Quem já tocou um instrumento, decerto conhece a relação física e cúmplice que se estabelece quando nos abraçamos a ele, deixando fluir os sentimentos através dos sons que, músico e instrumento, produzem em conjunto.

O meu parceiro nisto é um piano. Bastam cinco minutos com o meu piano para que o meu estado de espírito se alivie de tensões, medos, dúvidas; para que se revele o meu interior, numa sequência de notas que carece de explicação racional.

A pouco e pouco, fui aprofundando este jogo, indo mais longe, criando imagens, acontecimentos, emoções e tentando descrevê-las, tocando. Sem a ajuda de palavras.

Dediquei parte da minha vida a esta actividade, todos os dias diferente, de criar música para sustentar imagens.

Agora, passados todos estes anos, paisagens imaginárias, situações vividas, emoções sentidas, são a base de inspiração dos dez momentos de “Noites Acordadas”.

Cada música conta a sua história e partilham todas o mesmo ponto de partida: algo que me marcou, impressionou e me fez ir para o piano. A simplicidade de uma pequena bailarina dentro de uma caixinha de música, um amor impossível, lugares distantes, a valentia de um amigo, uma aguarela, os sons do silêncio, uma melodia que marcou a minha adolescência, a altivez de um farol da minha infância e outras histórias. Vivências que me inspiraram a fazer estas composições.

Foi um trabalho amadurecido, como um vinho velho, em que o tempo joga a favor, fazendo-me reflectir e aperfeiçoar, e em que usei mais a borracha do que o lápis.

Outros instrumentos e músicos (atrás de um instrumento vem sempre um músico) alargaram os horizontes e juntaram cores ao que eu e o piano criámos. Novas pessoas, com as suas próprias experiências e visões, aumentando, assim, o resultado. Cada nota por eles tocada, foi por mim sentida como uma dávida fraternal.

Quem escutar estes dez temas, também imaginará as suas paisagens, cada um à sua maneira. Transformando algo que já foi íntimo e pessoal, noutra coisa, igualmente íntima e pessoal, mas obrigatoriamente diferente.” – Manuel Faria

Fundador dos Trovante, trabalhou com Amália Rodrigues, Entre Aspas, José Afonso, Mafalda Veiga, Sérgio Godinho, entre outros. 

Liderou a produção do disco de Homenagem a José Afonso “Filhos da Madrugada” e criou a editora independente Dínamo, lançando alguns artistas, entre os quais se destacam os Da Weasel.

Recebeu vários prémios pelo seu trabalho, incluindo dois Leões de Ouro no Cannes Lions Internacional Festival of Creativity, em 2006, e uma prata e bronze no London International Awards e a sua produtora “Indigo” recebeu até hoje e por 15 anos consecutivos o troféu “Melhor Produtora de Som”.

Alinhamento “Noites Acordadas”:

  1. Caixinha de Música
  2. Clara
  3. Oriente
  4. O Dia Antes
  5. Gare d’Austerlitz
  6. Patxi
  7. Little Run
  8. Noites Acordadas
  9. Silêncio
  10. Cabo da Roca

Redes sociais:
Facebook – https://www.facebook.com/ManuelFariaMusic

Instagram – https://www.instagram.com/manuelfariaoficial/

YouTube – https://www.youtube.com/@ManuelFariaOficial