Noticias
JORGE DREXLER ATUA NA CASA DA MÚSICA A 21 DE NOVEMBRO
Depois de ter esgotado a semana passada o Tivoli BBVA em Lisboa, Jorge Drexler prepara-se para conquistar o público do Norte, depois do adiamento da data original de 3 de novembro, já esgotada também, por motivos pessoais de força maior.
O cantor uruguaio remarca o tão esperado concerto já para o próximo dia 21 de novembro na Casa da Música no Porto, num concerto que certamente será memorável, incluído na sua digressão intimista Voz Y Guitarra. Os bilhetes para esta nova data estão à venda em https://casadamusica.com/event/jorge-drexler-3 e https://ticketline.pt/evento/81191, sendo também válidos os bilhetes já comprados para a data inicialmente agendada, sem necessidade de troca.
Jorge Drexler está nomeado para 3 Latin Grammy nas categorias de Gravação do Ano, Canção do Ano e Melhor Canção de um Cantor Compositor com “Derrumbe”. A entrega de prémios decorre na madrugada desta 6ªfeira em Miami.
Depois de ter lançado o aclamado álbum, Tinta y Tiempo, o artista uruguaio apresenta “Derrumbe“, a mais recente adição a este período composicional. Já disponível nas plataformas digitais, “‘Derrumbe’ é uma faixa descartada e recuperada do álbum, uma das primeiras canções a ser composta e produzida, que acabou por ser omitida das dez canções de Tinta y Tiempo.
Jorge Drexler comenta:
“Comecei a escrever as primeiras notas de ‘Derrumbe‘ em janeiro de 2020, pouco antes da pandemia. Foi uma das primeiras ideias que tive para o novo álbum, e ficou inacabada por mais de um ano, até que Diego Luna me ligou e perguntou se eu tinha uma música para uma série que ele estava a escrever e a dirigir. A série chamava-se “Todo va a salir bien” e era sobre um casal com uma filha que vê como a sua relação se está a desmoronar completamente… e lembrei-me daquelas notas que tinha guardado. Com a série em mente, sentei-me para terminar a letra e a música e, uma vez terminada, pedi a Rafa Arcaute e Fede Vindver que a produzissem. Fizemos isso remotamente, como tantas outras coisas naquela época: enviei as faixas de guitarra e vocal, e eles adicionaram o resto. Tanto Rafa quanto Fede são duas grandes estrelas da produção contemporânea e o que eles enviaram de volta realmente surpreendeu-nos. Campi e eu demos os retoques finais, e isso tornou-se parte do projeto do álbum.
No último dia de mixagem, decidimos não incluí-la em ‘Tinta y Tiempo‘ porque percebemos que tinha um tema sombrio próprio, diferente do resto das músicas, e que funcionaria melhor por conta própria. Decidimos mantê-la e, agora que estamos a fechar o ciclo de vida da ‘Tinta y Tiempo’, pensámos que era finalmente altura de a mostrar.”
Produzido por Rafa Arcaute e Federico Vindver juntamente com o próprio Drexler, Derrumbe chega na forma de uma pequena grande canção. É pequeno na sua forma, com pouco mais de dois minutos de duração, com o foco na guitarra e nos vocais, mas tão grande como tudo o que sai da sua imaginação. Traz a marca do universo Drexler mais clássico. Aqui, ele detalha e descreve o desmoronamento de um relacionamento, passando pelos elementos mais comuns.
Drexler explica:
“A música conta uma história triste. Um amor que desmorona diante dos olhos indefesos dos seus protagonistas. Não senti que correspondesse ao brilho do álbum, mas continuo a gostar muito e estou muito orgulhoso da forma como as imagens descrevem uma situação que tantos casais passam em algum momento.
A vida também é feita dessa dor.
Não posso deixar de pensar que, de alguma forma, também fala de um mundo que vemos desmoronar diante dos nossos olhos, atolado em conflitos que parecem não ter solução. Espero que venham melhores dias em breve.”
O belíssimo vídeo foi realizado por Joana Colomar – também responsável pelos videoclipes do álbum – e, por uma maravilhosa coincidência, transfere na perfeição a canção de Drexler para o domínio visual.
“Quando decidimos lançar esta música e criar o videoclipe, contactámos a Joana Colomar, com quem trabalhámos em todo o álbum. Ela tinha algumas filmagens que se encaixavam perfeitamente. Criou um belo e enigmático videoclipe, imbuído de poesia visual evocativa e subtil.”
Como explicou Drexler, Derrumbe, escrita em 2020, já apareceu em Todo va a estar bien, a série mexicana criada e dirigida por Diego Luna.