Noticias
SONY MUSIC LANÇA ”THE CONCERT FOR A NEW SOUTH AFRICA (DURBAN) LIVE” DE WHITNEY HOUSTON
A Legacy Recordings, divisão do catálogo da Sony Music Entertainment, em parceria com o Espólio de Whitney E. Houston e a Primary Wave Music, editou o primeiro álbum ao vivo, Whitney Houston: The Concert for a New South Africa (Durban) na passada sexta-feira, 8 de novembro, para celebrar o 30.º aniversário da histórica visita à África do Sul. O novo álbum ao vivo inclui música dos concertos nunca antes editados, como os maiores êxitos de Whitney, “I Wanna Dance With Somebody (Who Loves Me)”, “How Will I Know”, “I Have Nothing”, “Greatest Love of All”, “I Will Always Love You”, e outros clássicos marcantes, como “Amazing Grace” e a interpretação de “Home”, de Charlie Smalls, do musical da Broadway, The Wiz.
A coleção é apresentada em três formatos com alinhamentos ligeiramente diferentes em CD, vinil, e, pela primeira vez, em digital. Também incluída em CD, e na primeira coletânea digital, está a gravação de estúdio de “Love Is.
As primeiras reações às gravações ao vivo são do responsável criativo da Sony Music Entertainment, Clive Davis, que assinou contrato com Whitney pela Arista Records quando esta tinha 19 anos. Davis afirma: “Se quiserem experienciar a maior voz feminina contemporânea de todos os tempos, têm de ver o filme do concerto de Whitney Houston em Durban, na África do Sul, e possuir o álbum. Nunca haverá outra Whitney Houston”.
“Quando a Sony me enviou a versão remasterizada da música, fiquei impressionado com a qualidade do som e a pureza da sua voz”, afirma Pat Houston, a executora do património de Whitney E. Houston. “Este álbum irá recordar, não só aos seus fãs, mas também aos amantes da música de todo o mundo, o virtuosismo de Whitney como artista. Tenho a certeza que os fãs vão adorar e apreciar a viagem ao vivo pelos clássicos. Têm estado à espera deste projeto há mais de uma década e certamente expressaram e deram a conhecer o seu sentimento.”
Com mais de 220 milhões de álbuns, singles e vídeos vendidos em todo o mundo durante a sua carreira, Whitney Houston estabeleceu um padrão para o superestrelato. É a única artista a registar sete êxitos consecutivos na tabela de singles da Billboard, tem oito álbuns multiplatinados e foi a primeira artista feminina a entrar na tabela de álbuns da Billboard. É também a primeira artista negra a receber três álbuns com certificado de diamante da RIAA (por uma mulher, homem ou grupo).
A Trafalgar Releasing e a Sony Music Entertainment, em parceria com o espólio de Whitney E. Houston, a Fundação Whitney Houston e a Primary Wave Music, vão lançar o filme do concerto em cinemas selecionados em todo o mundo, de 23 a 27 de outubro, apresentando o concerto inédito em Durban, na África do Sul, que foi maravilhosamente remasterizado em 4K, com áudio também remasterizado. As projeções terão lugar em cerca de mil salas de cinema de todo o mundo, em mais de 30 países. Para além dos Estados Unidos, o filme-concerto será exibido na Alemanha, Argentina, Austrália, Áustria, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Hong Kong, Irlanda, Costa do Marfim, México, Marrocos, Noruega, Nova Zelândia, Países Baixos, Peru, Polónia, Porto Rico, Senegal, República Dominicana, Sri Lanka, Suíça, Tunísia, Reino Unido, Uruguai, Venezuela e Zâmbia. Os bilhetes para as exibições já estão à venda. Mais informaçōes aqui.
Em 1994, Whitney Houston subiu ao palco para uma série de três concertos na África do Sul, incluindo Durban, no Kings Park Stadium, a 8 de novembro, Joanesburgo (12 de novembro) e Cidade do Cabo (19 de novembro), o que fez dela a primeira grande artista ocidental a atuar na nação pós-apartheid, recentemente unificada, após a histórica vitória eleitoral do Presidente Nelson Mandela. As três acuações receberam um total de mais de 200 mil espectadores e foram mais do que concertos; celebraram a liberdade, esperança e unidade. A voz potente de Whitney e a sua entrega emocional trouxeram alegria e inspiração a um país recentemente libertado. Além disso, parte das receitas dos seus concertos beneficiaram várias instituições de caridade locais para crianças sul-africanas através da sua fundação.
O filme-concerto Whitney Houston – The Concert for a New South Africa (Durban) foi produzido e realizado por Marty Callner. É uma produção da Cream Cheese Films. A produção executiva é de Pat Houston. A Sony Music Vision distribui.