Noticias
“Memento Mori”, novo álbum dos Depeche Mode, já disponível
A espera acabou: os Depeche Mode lançaram no dia 24 de março o 15.º álbum de estúdio, ‘Memento Mori’, disponível em CD, LP e formato digital.
As reações iniciais a ‘Memento Mori’ têm sido unanimemente positivas, com o New York Times a citar a “escuridão requintada” da banda ou a Rolling Stone a elogiar a “beleza musical característica e profundidade lírica” do álbum, e a Associated Press a descrever “A música está a olhar amorosamente para o abismo e a pedir-lhe que a ame de volta… Os Depeche Mode podem estar a enfrentar a sua própria mortalidade mas o seu poder como músicos estende-se até ao infinito”. No Reino Unido, o Guardian aclamou o regresso da “a maior cult band do mundo” e elogiou o “mistura perfeita de humor tenebroso, texturas electrónicas que variam de intenso a etéreo” do álbum, enquanto o NME e a Uncut rotularam o álbum de “majestoso” e “o seu trabalho mais poderoso neste século”, respetivamente.
Produzido por James Ford, com produção adicional por Marta Salogni, a gestação do novo trabalho da banda teve lugar durante a fase inicial da pandemia Covid, que resultou em temas diretamente inspirados por esse período. As 12 faixas do álbum contam com uma vasta extensão de ambientes, sentimentos e texturas, desde o seu início mais em jeito de presságio até ao fim mais resolvido —da paranóia e obsessão, à catarse e alegria, tocando numa miríade de pontos entre estes estados de espírito.
Os artistas iniciaram a ‘Memento Mori World Tour’ na quinta-feira passada, com um concerto esgotado no ‘Golden 1 Center’, em Sacramento (E.U.A.). Devido à procura intensa, foram acrescentadas mais novas datas à digressão, incluindo uma leva de espectáculos na América do Norte.
A icónica banda irá passar pelo ‘Madison Square Garden’, em Nova Iorque, pelo ‘United Center’ em Chicago e pela ‘Scotiabank Arena’, em Toronto, entre muitas outras datas. A banda também fará uma digressão de estádios pela Europa com início a 16 de maio com passagem pelo ‘Stade de France’ em Paris, dois shows no ‘Olympic Stadium’ em Berlim, no Estádio ‘San Siro’ em Milão e no ‘Twickenham Stadium’ de Londres, entre outras datas na Europa.
No outono, o grupo regressará à América do Norte, parando na Cidade do México para 3 noites no ‘Foro Sol’, antes de regressar aos E.U.A. e Canadá, com muitas mais datas.
A recepção à tour tem sido esmagadora, com os espectáculos a esgotarem rapidamente por toda a Europa e América do Norte, e com mais de dois milhões de bilhetes já vendidos até à data. A tour, que conta já com 81 datas, está na calha para ser uma das maiores da banda até à data e também uma das maiores digressões mundiais de 2023.