Skip to content

Noticias

GoGoPeguin_banner_site_960x455

GOGO PENGUIN ADIAM CONCERTOS EM PORTUGAL

Devido a motivo de doença de um dos elementos da banda GOGO Penguin, não será possível manter as datas de apresentação previstas para hoje em Lisboa e amanhã na cidade do Porto.

O emotivo e cinematográfico trio de break-beat, GoGo Penguin, atuará então nas novas datas – 29 de janeiro na Casa da Música na cidade do porto e no dia seguinte, dia 30 no CCB em Lisboa, a tocar músicas do seu mais recente álbum Everything Is Going to Be OK (Sony Music XXIM), o nono álbum, em onze anos, da banda inglesa de jazz formada em Manchester em 2012. Repleto de otimismo e de novos começos, com um novo baterista, uma nova editora e um som subtilmente atualizado, a banda está a viver uma nova era sonoramente mais liberta, mas sem perder a sua música ímpar que incorpora elementos de eletrónica, trip-hop, jazz, rock e música clássica.

Everything Is Going to Be OK nasce de um momento de turbulência e perda na sua formação original. Durante um período pessoalmente difícil para a banda, o estúdio tornou-se um refúgio. O resultado é um projeto pleno de compreensão e empatia partilhadas. Através das nossas dificuldades, juntos, emergiremos mais fortes; everything is going to be ok.

Em Abril deste ano surge “From the North – GoGo Penguin Live in Manchester”.

Alguns edifícios são mais do que apenas tijolos e argamassa, eles carregam a sua história e os seus fantasmas dentro deles. Um desses edifícios é o Old Granada Studiosem Manchester, um icónico complexo de estúdios, bem no coração de Manchester, e durante o auge da transmissão de TV regional (anos 70-90), lar da lendária Granada Television e da exportação da mais famosa novela Coronation Street. “Do Norte” era a alça original da Granada Television, uma instituição que se orgulhava de uma forte identidade nortenha. Foi aqui que o campeão da música de Manchester, Tony Wilson, fez estreias ao vivo na TV para muitas bandas locais, talvez a mais famosa, os Joy Division em 1978. O antigo edifício da Granada TV e o seu icónico letreiro foram uma parte proeminente do horizonte de Manchester até ao seu encerramento em 2013. Após o encerramento, os estúdios tornaram-se uma casa temporária para a Low Four Studios, enquanto o Sr. Scruff e os 808 State fixaram residência no edifício, este último na antiga suite de transmissão.

GoGo Penguin – From The North celebra essa herança e capta o trio baseado em Manchester num momento emocionante da sua trajetória. A oportunidade surgiu do nada quando a banda foi convidada de volta para fazer uma sessão ao vivo no verão de 2023. Agora a operar como Versa Studio 4, a banda sentiu que o estúdio tinha desempenhado uma parte significativa da sua própria história musical – eles já tinham filmado uma apresentação na frente de uma plateia ao vivo em 2016 e gravado o seu álbum de 2018 A Humdrum Star por lá – e queriam documentar tanto o espaço quanto o rápido desenvolvimento do relacionamento com o mais novo membro, o baterista Jon Scott. A decisão foi tomada para colocar as câmaras de perto para que os fãs pudessem ver e ouvir a banda a trabalhar.

Quando nos perguntaram pela primeira vez se gostaríamos de fazer uma sessão ao vivo no Old Granada Studios, agarrámos a oportunidade. Os rumores em torno de Manchester eram de que estava extinta e deveria ser demolida ou transformada em algo totalmente diferente. Nenhum de nós pensou em por pés nesta sala novamente. Achamos que tinha uma acústica brilhante e o espaço tinha muito caráter e uma história fascinante. O estúdio permaneceu praticamente inalterado desde quando foi construído em 1962. De acordo com a lenda local, os Beatles ensaiaram nesta mesma sala antes da sua apresentação ao vivo na televisão”.

Para a sessão, a banda decidiu revisitar algumas faixas de Between Two Waves, o seu primeiro EP na XXIM Records. A primeira faixa, Wave Decay, apresenta um arranjo ligeiramente diferente da gravação original, onde Chris descartou o piano mudo e Nick tocou o sintetizador Moog Grandmother para a seção solo em vez do contrabaixo. E Ascent (também de Between Two Waves) evoluiu subtilmente através de risadas. O resto do material deste disco é retirado do seu mais recente álbum Everything Is Gonna Be OK.

“Como a música ainda estava muito fresca para nós, foi bom tocá-la toda ao vivo na mesma sala. Todas as faixas que gravamos naquele dia entraram no disco e estamos muito felizes em compartilhar este nosso regresso a este estúdio.