Skip to content

Noticias

BSO Emilia Perez – Album Artwork

BANDA SONORA ORIGINAL DE “EMÍLIA PÉREZ”, JÁ DISPONÍVEL

A Sony Music Masterworks apresenta EMILIA PÉREZ (BANDA SONORA ORIGINAL DO FILME) com músicas originais e partituras escritas por CLÉMENT DUCOL CAMILLE para o premiado drama musical de Jacques Audiard. O aclamado compositor Clément Ducol e a cantora francesa Camille criaram uma grande variedade de músicas que abrangem vários géneros, cada uma adaptada à história e ao elenco de personagens. Estão incluídas no álbum 16 faixas vocais em espanhol com performances do elenco do filme, como Karla Sofia GascónZoe Saldaña, Selena Gomez e Adriana Paz. Com supervisão musical de Pierre-Marie Dru, que também é produtor executivo do álbum, a banda sonora captura a complexidade dos pensamentos e sentimentos mais profundos de cada personagem, imergindo ainda mais os espectadores na história enquanto complementa a visão cinematográfica ousada de Audiard. Depois de uma bem-sucedida passagem por festivais, Emilia Pérez estreou em cinemas selecionados dos EUA na semana passada antes de estrear exclusivamente na Netflix a partir de 14 de novembro.

Originalmente concebido por Audiard como um libreto de ópera, a audaciosa história de desenvolvimento pessoal de Emilia Pérez passa-se no México controlado por cartéis e desenrola-se ao lado da própria música, acabando por tornar-se um drama musical cuja narrativa depende fortemente do poder da música. Elaborar esboços musicais ao lado do argumento de Audiard significava que as primeiras demos de Ducol e Camille não eram escritas no seu francês nativo, mas em espanhol, então a dupla trabalhou com um artista mexicano para alcançar a consistência lírica pretendida. Embora o cenário do filme tenha influenciado fortemente o processo de escrita, Ducol e Camille eventualmente expandiram a trama sonora para abranger vários géneros, cada um adaptado aos personagens que aparecem no ecrã. O álbum de 16 canções originais reflete essa amplitude, desde o estilo hard rock que se mistura com o hip hop de Rita de Zoe Saldaña aos números liricamente íntimos interpretados por Emília de Karla Sofia Gascón, ao espírito rebelde encarnado por Jessi de Selena Gomez e às baladas folclóricas de Epifania de Adriana Paz; Cada música foi cuidadosamente trabalhada para refletir as jornadas profundas e pessoais dos personagens ao longo do filme. 

As performances de abertura do filme são interpretadas por Zoe Saldaña, num lento aumento de intensidade de “El alegato” e os icónicos coros de chamada e resposta de “Todo y nada” preparam o terreno tanto para a personagem de Saldaña como para a aventura que se avizinha. Essa mesma energia atinge o seu crescendo em “El mal“, que apresenta uma performance de Saldaña com inflexões hip-hop, naturalmente aliada a um discurso provocador cantado por Emília, de Karla Sofia Vascón, durante um dos momentos mais emocionantes do filme. 

Outro ponto focal do filme, “My Path”, é interpretado no estilo karaokê por Selena Gomez, que comunica a mensagem emocional e profunda de amor próprio e aceitação com uma performance singular digna de uma atriz e cantora multiplatina indicada ao GRAMMY. Assista ao videoclipe AQUI e a performance de Gomez no filme AQUI.

A música de Emilia Pérez, por sua vez, foi escrita durante a pós-produção, desafiando Ducol e Camille a criar instrumentações que complementam, em vez de diminuir, a formidável trama sonora estabelecida pelas suas canções originais. Ao transformar essas canções em melodias-chave, a dupla criou uma partitura, enfatizando as performances vocais de tirar o fôlego de Camille e se encarregou de criar uma narrativa vocal singular entre os instrumentos e as canções originais. Junto com as músicas originais, a coleção de 2 discos e 43 faixas representa um meio para contar histórias-chave que captura as nuances de cada personagem e a sua jornada, imitando o escopo do género desafiador de Emilia Perez. A música já alcançou grande reconhecimento: ganhou o prêmio Cannes SoundTrack na estreia do festival global de cinema; além disso, Ducol e Camille ganharam o TIFF Variety Artisan Award em Toronto.